Meios de contacto

Endereço postal
Campo 5 de Outubro, 178, 4750-274 Barcelos

Duração

Em cada ano e para cada curso é obrigatoriamente leccionado o número de horas de aula definido antes do início do ano, havendo sempre lugar a aulas de compensação daquelas que não foram realizadas nas datas previstas.

JOVENS
  • Nível Básico – Graus Juvenil 1 a Juvenil 4
    Regra geral: aula de 60 minutos; 2 aulas por semana; 62 aulas, 62 horas por ano.
  • Nível Elementar – Graus Junior 1 e Junior 2
    Regra geral: aula de 90 minutos; 2 aulas por semana; 60 aulas, 90 horas por ano.
  • Nível Pré-intermédio – Graus Junior 3 e Junior 4

ADULTOS
Regra geral: aula de 90 minutos; 2 aulas por semana; 66 aulas, 100 horas por ano.

CURSOS DE PREPARAÇÃO PARA EXAMES INTERNACIONAIS
Regra geral: aula de 90 minutos; 2 aulas por semana; em princípio, 66 aulas, 100 horas por ano; é prática comum, também, em especial nos casos do CAE e do CPE, estabelecer horários em regime mais intensivo centrados ao sábado de manhã.

Calendário

O ano escolar na nossa escola desenrola-se ao longo dos meses de Setembro a Julho. Por regra, a estrutura temporal dos cursos regulares anuais é semestral, com dois semestres diferenciados: o primeiro de Setembro a Janeiro, o segundo de Fevereiro a Junho.

As datas exactas de início destes cursos em cada ano são publicadas no mês de Julho anterior. Por norma, há duas datas de início dos cursos:
  • Terceira semana de Setembro para os cursos de adultos e de preparação para exames internacionais;
  • Primeira semana de Outubro para os juvenis e juniores;
  • Segunda ou terceira semana de Outubro para os cursos de assistência nos estudos.

Em relação aos cursos semestrais, as datas são anunciadas aquando da confirmação da sua realização.

Os cursos de verão têm lugar, por norma, a partir da última semana de Junho e até ao fim do mês de Julho; as datas relevantes para estes cursos são dadas a conhecer durante o mês de Abril anterior.

Horários

Em relação aos horários das aulas, seja em que regime for (turma, pequeno grupo ou individual), é imperioso declarar que a escola está aberta e operacional durante todo o dia – desde as 9:00 até às 22:30, e por isso um determinado horário pode ser estabelecido dentro deste período, de acordo com os condicionalismos que passamos a enunciar.

Os horários são estabelecidos por parte da direcção da escola após cuidadosa ponderação e conciliação de um conjunto de interesses e critérios de várias ordens: a idade dos alunos; o curso e nível de estudos que vão frequentar; a disponibilidade dos alunos (de cada aluno, mais precisamente); a disponibilidade dos professores; a disponibilidade de salas da escola.

No caso do regime individual, o horário é estabelecido em acordo directo e pessoal com o próprio aluno ou seu encarregado de educação.

Os horários são apropriados aos diferentes escalões etários: crianças e jovens de manhã e de tarde (maioritariamente, a partir das 17:30), adultos à noite (maioritariamente às 20:45).